Paulo GalaPaulo Gala

  • Livros e Textos
  • para Investir
  • para Entender o Brasil
  • Tecla SAP: Economia sem Economês
Novo Curso!

Paulo Gala

Economia & Finanças

mmattei
sábado, 03 novembro 2018 / Publicado em Macroeconomia e Desenvolvimento

O papel dos Recursos Naturais na Riqueza das Nações e a Doença Holandesa

O termo “Dutch Disease” ou doença holandesa foi cunhado para descrever os problemas que surgiram na Holanda nos anos 60 e 70 a partir da descoberta de enormes reservas de gás. O acréscimo repentino de exportações desse produto causou mudanças importantes na economia holandesa. A excessiva apreciação cambial decorrente da renda gerada pela nova descoberta implicou numa retração do setor de bens comercializáveis manufatureiro holandês, que acabou por gerar desemprego e menores taxas de crescimento. A situação econômica do país piorou após a descoberta das reservas numa situação paradoxal que ficou conhecida como o problema da “Dutch Disease” ou maldição dos recursos naturais. Muitos outros casos desse tipo foram analisados na literatura. (paper de Paul Krugman sobre o tema: krugman1987) Alguns autores mostraram como a descoberta de ouro na Austrália no século XIX causou problemas semelhantes para a indústria australiana ou ainda como o caso do forte fluxo de ouro para a Espanha no século XVI devido às descobertas na América foi também nocivo. Em termos mais gerais, a síndrome da “Dutch Disease” está vinculada, paradoxalmente, aos efeitos negativos decorrentes das rendas econômicas geradas por grandes descobertas ou abundância de recursos naturais, tais como ouro, diamantes, petróleo e gás.

Os argumentos teóricos que explicam os canais pelos quais a “Dutch Disease” pode afetar uma economia se relacionam primordialmente ao encolhimento do setor de bens comercializáveis. A apreciação cambial decorrente da exportação dos recursos naturais com base em rendas econômicas dificulta ou, no limite, torna impossível a produção de bens comercializáveis agrícolas e, especialmente, manufaturados que teriam maior potencial de inovações tecnológicas e ganhos de produtividade (Bresser-Pereira 2007). O setor de recursos naturais ocupa o espaço da produção agrícola e de manufaturas num processo de “crowding out”. Capital e trabalho são deslocados para a extração de recursos naturais e produção de não comercializáveis. A indústria do país volta-se para dentro, especializando-se na produção de bens não comercializáveis que apresentam maior rentabilidade por conta da apreciação cambial. Dependendo da intensidade do processo, a economia se torna excessivamente “inward-looking”, o que também acaba prejudicando seu nível de eficiência devido à ausência da competição que seria encontrada no mercado mundial (Bresser-Pereira 2007).

Os modelos que descrevem os problemas de “Dutch Disease” assumem uma economia de três setores: bens não comercializáveis (NT), recursos naturais comercializáveis, por exemplo, petróleo (RT) e bens comercializáveis agrícolas e manufaturados (MT). Corden (1984) analisa a questão em termos de um setor de não comercializáveis (NT), um “booming sector” (B) e um “lagging sector” (L), fazendo o segundo as vezes do setor de comercializáveis em recursos naturais e o terceiro representando o setor de manufaturas para exportação. Na lógica tradicional desses modelos, a expansão do setor de recursos naturais (RT) causa apreciação cambial por dois canais possíveis: maior fluxo de divisas devido ao acréscimo de exportações e aumento do preço dos bens não comercializáveis por conta do aumento de demanda interna gerada pelos ganhos de renda no setor de recursos naturais. O setor de comercializáveis manufatureiro (MT) é prejudicado pois perde os fatores de produção capital e trabalho que são deslocados para os setores de não comercializáveis (NT) e de recursos naturais (RT).

Essas consequências também podem ser descritas em termos de dois efeitos: deslocamento de recursos, onde capital e trabalho são transferidos para o setor “booming” devido ao aumento de rentabilidade e o efeito de gasto, onde os fatores utilizados no setor de comercializáveis “not booming” também são transferidos para o setor de não comercializáveis como conseqüência do aumento de demanda. O destaque para o segundo efeito está no aumento da demanda por não comercializáveis decorrente do acréscimo de renda gerada no setor “booming”. Os comercializáveis agrícolas e manufaturados passam então a ser importados. No final de um processo com essas características o setor de não comercializáveis e de recursos naturais se ampliou e o setor de comercializáveis não tradicional, especialmente a indústria, encolheu (Gelb 1988, pg.22).

Sobre o problema da desindustrialização, Palma (2003b) destaca o aumento do desemprego presente nos casos de “Dutch Disease”. Apresenta um padrão de redução do emprego industrial decorrente do processo de desenvolvimento que desloca naturalmente trabalhadores dos setores de manufatura para os setores de serviços. Os impactos negativos da excessiva apreciação cambial por conta das divisas geradas pelos setores de “commodities” e serviços de turismo resultariam na expulsão prematura de trabalhadores dos setores de manufaturas. Separa os países em duas categorias: aqueles que perseguem um superávit no setor de manufaturas por necessidade de importação de outros tipos de bens e aqueles que, apesar de abundantes em recursos naturais, perseguem uma estratégia de industrialização e exportação de manufaturas. Analisa a trajetória de vários países que teriam evitado o problema da “Dutch Disease”, com destaque para os casos do sudeste asiático. Malásia, Indonésia e Tailândia são exemplos do que Palma chama de “nadar contra a maré” da desindustrialização. Apesar da existência de vastos recursos naturais, conseguiram desenvolver consideráveis indústrias de manufaturas.

O efeito negativo da “Dutch Disease” relaciona-se, assim, ao bloqueio do desenvolvimento de um setor de bens comercializáveis não tradicional agrícola ou manufatureiro decorrente da apreciação cambial. Assumindo-se que existem externalidades positivas, “learning by doing” (Wijnbergen 1984) ou ainda “forward” e “backward linkages” a la Hirshman na produção desses bens, a ausência ou retração de um setor desse tipo traz sérias conseqüência em termos de dinâmica tecnológica e ganhos de produtividade (ver Construindo complexidade). A regressão do setor de comercializáveis agrícola e manufatureiro resulta em perdas, possivelmente irreversíveis, de “know-how”, capacidades locais e plantas produtivas. Esse resultado também é reconhecido na literatura como o efeito de perda de “spill-overs” tecnológicos trazido pela “Dutch Disease” (ver também Williamson 2005 e Bresser-Pereira 2007). Como afirma van Wijnbergen (1984, pg.41), as histórias de sucesso no desenvolvimento econômico no período do pós-guerra passam, sem exceção, pela promoção agressiva do setor de comercializáveis onde o progresso tecnológico é mais rápido.

Ao destacar o sucesso chileno em evitar o problema da “Dutch Disease”, Williamson (1996) critica a economia neoclássica por não incorporar e desenvolver adequadamente esse problema em seu instrumental analítico. Critica ainda as recomendações de política econômica que tendem a ignorar a “Dutch Disease”. Resume, neste trabalho, o argumento teórico da defasagem tecnológica decorrente de apreciações cambiais presente nos poucos trabalhos que se dedicam ao tema. “These stories emphasize that the manufacturing sector has a potential for learning-by-doing and cumulative technological progress that other sectors lack. They imply that a country that prices itself out of the market for manufactures through excessive enjoyment of the benefits of strong primary exports – or aid receipts, or capital inflows – abandons the chance to work its way up the ladder of dynamic comparative advantage toward the world’s technological frontier” (Williamson 1996, pg.29).

A partir dessa perspectiva a dinâmica de produtividade de uma economia depende de sua configuração setorial. Não se trata então de educar mais ou até mesmo capacitar mais os trabalhadores; se trata de estimular e desenvolver os setores corretos. O padrão de especialização produtiva de uma economia é chave para entender o processo de aumento de produtividade. Ser produtivo significa dominar tecnologias avançadas de produção e criar capacidades e competências locais nos setores corretos. Produzir castanhas de caju ou chips de computador, carros ou sapatos, bananas ou computadores faz diferença. Ou seja, o processo de aumento de produtividade de uma economia não é setor-neutro (depende da composição agricultura, serviços e indústria do PIB) e depende do tipo de produto que um país é capaz de produzir. A produtividade da economia não depende dos indivíduos, é algo sistêmico. Trabalhadores inseridos em setores tecnologicamente sofisticados serão produtivos devido às características intrínsecas do setor e não a dos trabalhadores.

As comparações internacionais mostram que o grande diferencial de produtividade entre países está justamente no setor de bens transacionáveis, especialmente nos empregos industriais, longe dos chamados serviços não sofisticados. É bastante intuitivo entender que a produtividade de um garçom, de um motorista, de um piloto de avião ou de um vendedor de loja é praticamente igual na Europa, EUA, Ásia e Brasil. Até mesmo na construção civil, mesmo com auxílio de máquinas mais sofisticadas, a produtividade entre trabalhadores dos diversos países não é muito distinta. A altíssima produtividade dos países ricos ocorre então em outros setores que não esses, com destaque para os serviços sofisticados e indústria. A produtividade é em grande medida setor-específica e não trabalhador-específica. São ricos os países que cultivam seus setores de bens transacionáveis e de serviços sofisticados (EUA, Japão, Alemanha, nórdicos, sudeste asiático, etc) (Balassa, 1964).

Ver Mapa da produtividade de uma economia, Doença holandesa na Holanda, Doença holandesa na Austrália, Canadá e Brasil, Doença holandesa na Indonésia, Nigéria e Noruega e Construindo complexidade

nas palavras de Erik Reinert: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.othercanon.org/uploads/SUM%2520paper%2520diminishing%2520returns.doc

“We can divide all economic activities in the world in two broad categories: a) Activities where the supply of one factor of production is limited in quantity and/or quality by nature. These are resource-based activities which are all subject to Dimin­ishing Returns. Nations dependent on Diminishing Return activities – and where little alternative employment exists – may find that they are locked into a depend­ence upon these raw materials, that the barriers to exitfrom this dependency are enor­mous. Un­der these circumstances the nation may , in effect, be locked into a situation where the only possible livelihood for a large part of its inhabitants is to carve out a liv­ing destroy­ing the environment (burning rain forests, polluting rivers with chemicals needed for washing gold, etc.) In manufacturing industries their skills lag so far behind those of the advanced countries, and their markets for such good are so small, that they are effec­tively locked out of manufacturing in a free-trade regime. b) Activities where the supply of all factors of production is expandable at the same or lower unit costs (with the exception of temporary bottlenecks). Nations who have a large part of their economy within such activities – including a manufacturing sector – will find that, even though Diminishing Return activities may account for the bulk of their exports, the insustainable pressure on their national resources is of a much less serious nature, and – due to a lack of absolute poverty – much more easily controlled by legislative measures.”

Referências

AZIS, I., J., (1990) “Economic development and recent adjustment in resource-rich countries: the case of Indonesia”, in Perspectives on the Pacific Basin Economy: a comparison of Asia and Latin America, Institute of Developing Economies, Tokyo, Japan.

BALASSA, B., (1964) “The Purchasing Power Parity doctrine: a reappraisal”, Journal of Political Economy, Dezembro, pp.584-96.

BRESSER-PEREIRA, L.,C., (2007) “Doenca holandesa e sua neutralizacao: uma abordagem ricardiana”, Revista Brasileira de Economica Politica, 28(1), pg47-71

CHANG, H., (2003) “The East Asian development experience” in Rethinking Development Economics, Ha-Joon Chang (ed.), Anthem Press.

COLLIER, P., BEVAN, D., L ., e GUNNING, J.,W., (1999) The Political Economy of Poverty, Equity and Growth: Nigeria and Indonesia, A World Bank Comparative Study, Oxford University press, Oxford.

CORDEN, W., M., (2002) Too Sensational, on the choice of exchange rate regimes, MIT press, Cambridge, USA.

_______________, (1984) “Booming Sector and Dutch Disease Economics: survey and consolidation”, Oxford Economic Papers, vol.36, n.3, November.

_______________, (1977) Inflation, Exchange Rates and the World Economy, Lectures on international monetary economics, Oxford University Press, Oxford.

GELB, A., H., (1988) Oil windfalls, blessing or curse?, World Bank research publication.

HILL, H., (2000), The Indonesian Economy, Cambridge University press, Second edition, Cambridge.

KRUGMAN, P., (1987), “The narrow moving band, the Dutch Disease and the competitive consequences of Mrs. Thatcher”,  Journal of Development Economics 27, pgs 41-55, North-Holland

LARSEN, (2004) “Escaping the Resource Curse and Dutch Disease? When and why Norway caught up with and forged ahead of its neighbors”, Statistics Norway, Research Department, discussion paper n.377, May.

LIM, J., (2004) “Macroeconomic implications of the Southeast Asian crises” in After the Storm: crisis, recovery and sustaining development in four Asian economies, K.S. Jomo (ed.), Singapore University Press.

PALMA, G., (2005) “Gansos voadores e patos vulneráveis: a diferença da liderança do Japão e dos Estados Unidos no desenvolvimento do Sudeste Asiático e da América Latina” in O poder americano, José Luis Fiori (org.), ed. Vozes, Petrópolis, RJ.

__________, (2003a) “The three routes to financial crises: Chile, Mexico and Argentina [1]; Brazil [2], and Korea, Malaysia and Thailand [3]” in Rethinking Development Economics, Ha-Joon Chang (org.), Anthem Press.

_________ , (2003b) “Four sources of de-industrialization and a new concept of the Dutch Disease”, in Ocampo, J.,A. (ed.) New Challenges for Latin American Development, ECLAC-World Bank.

SACHS, J., TORNELL, A., e VELASCO, A., (1996) “Financial crises in emerging markets: The lessons from 1995”, Brookings Papers on Economic Activity, Washington: Iss.1,  p. 147-215 (69 pp.).

_________ e WARNER, A., (1995) “Natural resource abundance and economic growth”, NBER 5398, Dezembro.

WILLIAMSON, J., (2005) Curbing the boom-bust cycle: stabilizing capital flows to emerging markets, Institute for International Economics, Policy Analyses in International Economics, n.75, July.

_______________, (2003) “Exchange rate policy and development”, presented in Initiative for Policy Dialogue Task Force on Macroeconomics, New York.

WIJNBERGEN, S., (1984) “The Dutch Disease: a disease after all?”, Economic Journal, vol.94 n373, March.

REINERT, E. (2008), How rich countries got rich, and why poor countries stay poor, ed. Public Affairs

Outras leituras

Visual da bolha imobiliária na China
O Atlas da Complexidade Econômica: um novo breakthrough empírico para os economistas estruturalistas
Para entender a riqueza e pobreza das nações hoje: um elo perdido na história do pensamento econômico

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecla SAP

Matrículas gratuitas para meu curso Tecla SAP: economia sem economês!

  • Post thumbnail

    Conheça nosso clube de Economia e Finanças! Um mês de experiência gratuita para quem quiser dar uma olhada

Livro o Brasil não aprende

  • Post thumbnail

    Livro Brasil não aprende

Publicações Recentes

  • Brasil parado e atrasado

    Uma maneira fácil de entender o que é o Brasil ...
  • Os russos também entraram na luta contra o Duopolio BOEING-AIRBUS

    *escrito com Daniel Bispo Uma empresa soviética...
  • O preço dos cortes de cabelo no mundo: Samuelson, Balassa, Baumol e os economistas brasileiros

    A tabela acima retirada de um relatório do UBS ...

Conexão Xangai

  • Post thumbnail

    Economia para entender o Brasil Copy

Paulo Gala/ Economia & Finanças
Paulo Gala/ Economia & Finanças
5.0
powered by Facebook
Alberto Macedo
Alberto Macedo
2022-02-14T14:41:34+0000
Um dos melhores economistas do país. Visão completa da economia, particularmente sobre desenvolvimento de países.
Adriano Borges
Adriano Borges
2022-01-06T06:28:41+0000
Sou profissional de Serviço Social, participei do Curso Economia sem Economês, experiência inesquecível. Parabéns... Professor Paulo Gala pela oportunidade de estar seu aluno em um curso interativo com linguagem acessível que favoreceu a aprendizagem e os esclarecimentos das duvidas. 😃👊🏿💪🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿read more
Carlos Botelho
Carlos Botelho
2021-12-08T18:05:15+0000
Prof. Elias Jabbour e prof. Paulo Gala, O curso Milagre da China permitiu entender o processo de desenvolvimento... econômico da China de uma forma mais rica a partir da História, Geografia, História Econômica, Teoria Econômica, Política, Religião... Acredito que nos falta análises mais completas como a realizada neste curso sobre um tema tão complexo e importante como desenvolvimento econômico. Agradeço por compartilhar seu conhecimento em cursos, livros e vídeos no youtube, espero encontrá-lo quando lançar seu livro China: O socialismo do século XXI em São Paulo. Eu estudei na graduação em Economia, mestrado em Sistemas Complexos e início o doutorado em Oncologia. Eu gostaria de solicitar caso tenha disponibilidade de material sobre o complexo industrial da saúde na China para auxiliar na minha pesquisa de doutorado em Oncologia, pois acredito que os chineses podem contribuir muito com propostas para o Brasil, pois em diversos artigos da China que li sobre Economia da Saúde percebi uma abordagem inovadora e baseada num bem coletivo. Muito obrigado pelo curso! Abs Carlosread more
Virginia Laura Fernández
Virginia Laura Fernández
2021-11-18T14:25:12+0000
Seu curso Economia para entender o Brasil. É excelente! Os conteúdos são extremamente úteis e sofisticados. E você... consegue explicar de uma maneira simples uma temática muito complexa com é a do desenvolvimento do Brasil. Parabéns pelo curso, pelo conteúdo e pela sua didática!read more
Paulo Jacinto
Paulo Jacinto
2021-10-19T19:57:17+0000
O curso "Milagre da China" é de uma grande riqueza. Desde logo porque não é apenas um curso sobre a China, mas ao... extravasar para além da China, ajuda-nos a perceber outras realidades económicas. No meu caso, olho hoje para a situação portuguesa e são claros os motivos porque "não dá certo". Naturalmente não é pouco importante perceber-mos o que se passa na China, até pelo confronto económico mundial entre o modelo ocidental e o modelo chinês. A abordagem feita desafia-nos a questionar, a reflectir e a procurar ir para além do imediato, a realidade é dinâmica e está em permanente modificação. O "método" histórico de Elias Jabbour é profundamente enriquecedor porque nos demonstra quão importantes são os elementos passados, nas suas condicionantes, como na aprendizagem positiva ou negativa dos processos. Gostava muito de poder, lá mais à frente, rever alguns dos temas abordados certo de que iria chegar mais fundo na compreensão de algumas questões que aqui foram abordadas, mas percebo que existem limites organizacionais e outros nessa possibilidade. Deixo aqui essa necessidade pode ser que surja algum tipo de solução para ela. Parabéns pelo vosso trabalho. O meu muito obrigado, saio deste curso muito mais rico do que quando a ele cheguei.read more
Renan Schieber
Renan Schieber
2021-09-27T16:49:58+0000
Finalizei o curso (Brasil, uma economia que não aprende) e achei excelente todo o conteúdo. A didática utilizada... facilita muito o aprendizado. Agora estou fazendo o curso do Milagre da China. Recomendo a todos também. Parabéns ao professor Paulo Gala e equipe pelo conteúdo que tanto tem me ajudado a compreende melhor a economia.read more
Marcelo Guimarães
Marcelo Guimarães
2021-09-01T15:33:36+0000
Muita informação qualificada sobre economia com um espírito verdadeiramente científico, que não se dobra a dogmas... liberais ou outrosread more
Samuel Araujo da Silva
Samuel Araujo da Silva
2021-08-13T21:23:16+0000
Gostei bastante, obrigado por compartilhar esses aprendizados. Já fiz o Valsa brasileira com você e Laura, depois este... aqui(economia sem economês) e, futuramente, quero fazer o curso de investimentos e também economia pra entender o Brasil. Valeu Paulo!! ✊✊✊read more
João Thomas Luchsinger
João Thomas Luchsinger
2021-08-02T13:55:00+0000
Completei o curso Milagre da China. Excelente. Recomendo muito e aguardo os próximos.
João Ricardo Souto Alvarez
João Ricardo Souto Alvarez
2021-06-28T22:34:26+0000
Fiz o curso Milagre da China. Excelente trabalho. Ainda me restam muitas dúvidas... o problema de estudar algo fora da... minha área que é exatas é que saio com mais dúvidas do que entrei. O tema é fascinante e só o poder de síntese e explicação de dois enormes professores pra resumir a complexidade do tema de forma simples. Grato pelas aulas.read more
Marcelo Borin
Marcelo Borin
2021-05-11T06:58:23+0000
Fiz o curso "Economia para Investimentos" e foi excelente! Ampliou muito meus conhecimentos sobre investimentos,... principalmente por me ajudar a entender melhor os diversos tipos disponíveis e os fundamentos econômicos que os norteiam. Com esse aprendizado, me sinto mais seguro e bem informado para poder planejar, realizar e monitorar uma carteira pessoal de investimentos. O próprio curso já é um ótimo investimento, retorno garantido! Obrigado, Paulo!read more
Thiago Flamarion
Thiago Flamarion
2021-04-10T20:38:26+0000
Estou fazendo o curso sobre Coreia do Sul do Paulo Gala e do Uallace Moreira. Super indico, pois é simplesmente... sensacional. Foi um dinheiro muito bem investido. Estou doido para as aulas presenciais voltarem para eu conversar com meus alunos sobre tudo o que estou aprendendo.read more
João Vítor Esteves
João Vítor Esteves
2021-04-07T15:58:09+0000
Excelente curso sobre o milagre da China, enriquecedor o conhecimento obtido.
Wanderson Bonifácio
Wanderson Bonifácio
2021-03-23T16:14:54+0000
Parabéns pelo curso " Milagre da China ", acompanhar o curso completo me gerou três sentimentos, felicidade, admiração... e tristeza. Felicidade porque mudou completamente minha visão sobre a china, conhecia muito pouco, e era bombardeado de senso comum ( trabalho escravo e etc.). Admiração pela figura de ambos os professores, as aulas foram muito boas, assim como admiração pela China, ver que toda ação chinesa é planejada e bastante inteligente é louvavel. Por fim, sobra a tristeza de o Brasil se alinhar incondicionalmente aos EUA e perder essa chance histórica que essa disputa entre China e EUA se abre para a nossa nação.read more
Henrique Collares
Henrique Collares
2021-03-01T12:38:03+0000
Muito bom o curso. Recomendo... tô com 20% completo já, mas sem pressa alguma... saboreando aos poucos 🤗. Acho que o... Brasil poderia inaugurar até uma universidade sobre o tema, porque o assunto merece - tamanha a abrangência, universalidade de experiências novas, diversidade de temas (filosofia, história, economia, tecnologia...)... sei lá... fico tão empolgado que imaginei o quão bom seria nosso povo ter contato com tanta genialidade vindo desse outro lado do mundo, e tanta coisa útil pra nós aqui... abs 🙂read more
Aline Zulian
Aline Zulian
2021-03-01T12:23:54+0000
Gostaria de agradecer e parabenizar os professores André e Paulo pelo excelente serviço de compartilhamento de... conhecimentos. Iniciativas como esta precisam ser propagadas, de modo a fazer com que a importância da indústria, da tecnologia e da presença do Estado no desenvolvimento tornem-se "instituições", isto é, "hábitos de pensamento socialmente compartilhados" (à la Thorstein Veblen) em nosso país. Ao meu ver, instituições, indivíduos e tecnologias são os pilares do estudo do desenvolvimento. Foi um prazer aprender com vocês no livro e no curso. Seguirei acompanhando seus trabalhos. Grande abraçoread more
Isabela Rocha
Isabela Rocha
2021-02-18T17:26:36+0000
Fiz o curso Valsa Brasileira, e o conteúdo foi maravilhoso. O Paulo Gala e a Laura Carvalho explicam bem demais, foi... uma experiência muito boaread more
Pablo Mayckon Silva Farias
Pablo Mayckon Silva Farias
2021-01-31T13:18:10+0000
O curso EaD do Paulo Gala e da Laura Carvalho sobre o livro "Valsa Brasileira" foi muito instrutivo para mim. Recomendo... esse curso e o canal do Paulo no YouTube!read more
Jaqueline Gomes de Jesus
Jaqueline Gomes de Jesus
2021-01-11T23:00:36+0000
Elias Jabbour, muito obrigada a você e Paulo Gala pelas excelentes aulas no curso "Milagre da China"! Eu aprendi demais... e tive de me concentrar muito para lidar com os conceitos de Economia (confesso que eu não esperava que houvesse tantos!), o que foi muito instrutivo para esta professora do campo da Psicologia Social e do Trabalho. Houve momentos em que, associados ao isolamento decorrente da pandemia e a carga excessiva de trabalho lecionando virtualmente, achei que não concluiria o curso, porém consegui chegar aqui, mesmo que com mais vagar. O que me trouxe ao curso foi o desejo de compreender melhor aquele país que visitei em 2005 e pelo qual me apaixonei; saio do curso mais interessada ainda do que já estava em voltar à China! Parabéns a você e ao Paulo pela excelente e profunda organização dos conteúdos!read more
Camilo Recompensa
Camilo Recompensa
2020-11-17T22:17:55+0000
Prezados colegas, alunos, profissionais, professores, técnicos, estudantes ou interessados em entender como é que a... China tem chegado a ocupar a posição que atualmente ocupa, façam o EXCELENTE e MAGNIFICO curso: O Milagre da China. Os professores Paulo Gala e Elias Jabour explicam, argumentam, debatem, com um domínio excepcional e extremamente didático as principais questões, socio políticas, econômicas e culturais que explicam esse enorme avanço da China e demostram como o Brasil perde a possibilidade de se aproveitar de essa parceria. Enfim façam o curso que NÃO SE ARREPENDERAM.read more
Sandra Araujo
Sandra Araujo
2020-11-16T15:16:13+0000
Professor Paulo Gala consegue tornar o conhecimento de economia fácil, digerível e interessante, mesmo para leigos,... como eu. Quanto mais assisto suas aulas e debates mais me sinto a vontade no contexto apresentado. Adorei o curso China hoje, rico em detalhes, rico em conhecimento, deixando um gosto de quero mais. Complementarei com as leituras e o livro. Muito obrigadaread more
Walter Don
Walter Don
2020-11-11T22:20:33+0000
Muito obrigado pelo conhecimento transmitido e pelo seu trabalho de divulgação. A forma simples, do "ligar a tecla sap"... ao "economia sem economes" facilita muito a compreensão de assuntos complexos da nossa tão complexa realidade.read more
Rafael Francisco Zempulski
Rafael Francisco Zempulski
2020-10-27T12:36:20+0000
Os professores foram muito competentes em desmembrar os feitos dos últimos 20 anos de governo, diferenciando matrizes... econômicas, pontos positivos, negativos e tornando às claras o que realmente ocorreu na década de 2010, baseado em fatos e não senso comum ideológico/ortodoxo. Me motivaram a retomar estudos pós-graduação :)read more
Thomas Piva Figueiredo
Thomas Piva Figueiredo
2020-10-21T15:20:30+0000
Acabei de fazer o curso Milagre da China, aulas super boas com montanhas de material complementar. Para quem quer... aprender de verdade vale muito a pena.read more
Airton Junior
Airton Junior
2020-10-13T15:36:49+0000
Participei de dois cursos organizados pelo Professor Paulo Gala: Economia para Entender o Brasil e o Milagre da China.... Os dois cursos são de excelente qualidade, as palestras são agrada´veis de assistir e ricas em informações. Além disso, farto material bibliográfico é indicado para leitura e muitos textos em pdf são disponibilizados para que os alunos possam ter acesso. Recomendo a todos que queiram aprender mais sobre os processos de desenvolvimento tanto do Brasil quanto da China. Airton Saboyaread more
Leo Campos
Leo Campos
2020-09-28T04:08:33+0000
Qualidade e profundidade do conteudo apresentado de forma informal, clara e tranquila, uma boa descoberta. Em tempos de... muita opiniao e pouca analise, importante subsidio para aqueles que realmente desejam debater os (des)caminhos do Brasil.read more
Bena Frankenberg
Bena Frankenberg
2020-09-19T22:03:40+0000
Cursos incríveis, com muita didática e qualidade
Edson Ricardo Junior
Edson Ricardo Junior
2020-09-17T13:37:23+0000
Agradeço muito pela qualidade do curso, com certeza foi um ótimo investimento de minha parte. Já estou recomendando... para várias pessoas. E quando tiver um pouco mais de tempo com certeza farei outros. A didática é exemplar. Com um linguajar extremamente acessível para quem está adentrando no mundo dos investimentos, reforçando os pontos essenciais e sem se ater a detalhes que não irão contribuir para a grande perspectiva do curso. Só apontaria que talvez em algumas das avaliações gráficas ajudaria um cursor que pudesse guiar o olho p/ associar com a explicação em áudio. Agradeço novamente pelo material! Que me deixou muito mais confiante para investir e fazer jus ao suor de nosso trabalho no dia a dia. Quanto também para acompanhar as dicussões de âmbito macroeconômico que muitas vezes pareciam grego, com termos em cima de termos. Abraços!read more
Alcides Santos
Alcides Santos
2020-09-01T17:03:24+0000
É F-A-N-T-Á-S-T-I-C-O !!! Há alguns anos que tinha muitas dúvidas sobre a China, sobre o modelo social e económico.... Fiquei com uma visão "olho de pássaro" que me penso que me vai permitir entender a actuar neste novo mundo. Muito, mas muito obrigado ao Paulo Lala e ao Elias Jabbour!!read more
Vera Lucia Accorsi Miranda
Vera Lucia Accorsi Miranda
2020-09-01T13:19:02+0000
Conteúdo excelente e comunicação muito clara
José André Freitas
José André Freitas
2020-08-08T17:14:27+0000
Fiz o Curso de Complexidade Econômica com Paulo Gala. Excelente! Incrível como consegue lançar um conteúdo denso com... uma didática leve. Parabéns. Show. Abços.read more
Manuel Veras
Manuel Veras
2020-08-05T15:11:07+0000
fiz o curso economia para investimentos e achei muito bom! denso em conteudo, mas didatico. Ansioso para fazer outros!
Renan Costa
Renan Costa
2020-07-15T13:50:13+0000
Excelente análise econômica, com exemplos práticos do mundo todo. Essencial para entender a necessidade do... desenvolvimentismo e com uma linguagem acessível até para aqueles, que como eu, não compreendem o ecnomês.read more
Leonardo Abreu
Leonardo Abreu
2020-07-08T02:07:44+0000
Concluí o curso "Economia para entender o Brasil" e achei excelente. O professor Paulo Gala é muito didático. A... abordagem da complexidade econômica que norteia o curso é extremamente interessante, e escancara os motivos do nosso atraso em relação aos países desenvolvidos, analisando diversos aspectos cruciais para o desenvolvimento de um país. Enfim, indico muito os cursos do professor e de seus colegas.read more
Luis Henrique Lira
Luis Henrique Lira
2020-07-07T21:00:42+0000
Professores Paulo Gala e Elias Jabbour, Só posso parabenizar esse esforço e dedicação com que talharam este caminho... pelo qual muitos puderam percorrer nestes meses atípicos que vivemos neste início de 2020. Nos dias de hoje a tarefa de analisar e debater qualquer tema com base em dados da realidade tem sido bastante negligenciada, e o negacionismo, a ignorância e a falta de caráter se alastra até na plataforma Lattes. Dediquei muitos anos de minha vida aos movimentos sociais, estudantil e sindical, me formei em Economia, me tornei funcionário do Banco do Brasil, trabalhei em paralelo com prefeituras e com o governo do Estado, fiz especialização em Gestão Pública e Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Sustentável, e posso dizer que não foi um caminho fácil até aqui. Debater nos dias de hoje, como vocês devem bem saber, tem sido frustrante. Cada frase que começa com “eu soube que....” “saiu no jornal tal que ...” “recebi de um amigo que mora nos EUA ...” e daí pra frente saem os mais irracionais argumentos, que não sei nem se podem ser denominados como isso. Sempre tive a curiosidade de entender o comportamento humano e as razões da existência de tão diferentes sociedades espalhadas no planeta, suas evoluções, seus desenvolvimentos, a formação de seus povos, sejam nas margens do Nilo, do Eufrates, do Indo ou do rio Amarelo, citando apenas essa rota oriental tão intrigante da história humana. Nossa visão ocidental do mundo cada vez mais me parece muito limitada, e termino por crer que vimos sendo boicotados por séculos no quesito acesso ao conhecimento, acesso às possibilidades, às alternativas de explicações para nos entender como civilização, e vejo que não temos como nos denominar como isso. Somos uma colcha de retalhos fruto de um feudalismo patrimonialista enraizado na cultura deste lado do planeta, e que a China, desde o Sinanthropus Pekinensis aos Shang, Zhou, Qin e Han, os que vieram depois e até Mao, Deng, Hu e agora Xi, seguiram passos em uma trajetória de construção e fortalecimento da ideia mais básica de um assentamento humano pré histórico possuía para sair do paleolítico, a ideia de conjunto. Falta-nos no ocidente nos enxergar como conjunto, e isso sobra no povo de Confúcio. Como disse Elias, a China como fenômeno a ser estudado não é um milagre, apenas um fenômeno para o qual as teorias ao nosso alcance não são capazes de explicar, uma realidade que muda absurdamente ao longo dos anos e acaba por aposentar certas teorias que explicam momentos sociais da economia mundial. E Paulo, ao destacar que a experiência chinesa seguiu sua construção com base em sua própria civilização, não cometendo os erros da experiência brasileira do control C, control V nas receitas dos organismos de dominação econômica do Ocidente, que nem eles mesmos praticam. Termino o curso bastante satisfeito e com o Dropbox lotado de leituras por fazer e acreditando que o caminho do projetamento e da articulação das capacidades precisa ser explorado. Não sei se foi Einstein que disse, mas eu concordo com a sistematização, “não podemos seguir fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. 非常感謝您read more
Elisangela Zukcon
Elisangela Zukcon
2020-05-08T03:31:16+0000
um dos maiores nome no pais , integro ,sensato. top
Larri Duarte
Larri Duarte
2020-05-01T11:24:00+0000
Curta a pagina que tem informação séria e atualizada sobre economia.
Juliano Ricardo Marques
Juliano Ricardo Marques
2020-04-07T22:51:24+0000
Para entender o desenvolvimento econômico do Brasil
Rudolph Medeiros Alemanha
Rudolph Medeiros Alemanha
2020-03-03T14:35:14+0000
Fiz dois cursos. Faço graduação em economia e me ajudou bastante a compreender assuntos confusos. Paulo Gala ensina com... excelente didática.read more
Marcus Vinícius
Marcus Vinícius
2020-01-29T00:22:23+0000
Conheci Paulo Gala por meio de suas publicações em grupos de discussão, em meados de 2014. Descobri, na época, que... tínhamos algumas leituras em comum. Sobre “vantagens comparativas ricardianas”, “comércio exterior” e “indicadores de industrialização”. Nesta época, meu passatempo era ler algumas cartas do IEDI. O professor também gostava de analisar indicadores industriais. Estudei Ciências Econômicas. Na faculdade uma professora nos fez ler alguns “Working Papers” do professor de Cambridge, Gabriel Palma. Um trabalho muito bacana, com uma abordagem de Matemática Aplicada! Com várias análises empíricas aplicadas ao caso específico do Brasil. Paulo Gala estudou com o professor Palma e além disso tem uma extensa formação. No Brasil foi um dos primeiros a divulgar o tema “Complexidade Econômica”. Uma tese bacana que correlaciona pautas exportadoras a desenvolvimento econômico com um viés empírico. Em Março/2020 planejo trabalhar o tema “complexidade econômica e desigualdade” no evento Open Data Day (Cerveja com Dados), no Rio de Janeiro. Paulo Gala é referência certa, com seu livro excelente sobre o tema: “Complexidade Econômica, editora Contraponto”. 100% recomendado! 👍🏼read more
Leonardo Afonso
Leonardo Afonso
2020-01-16T16:55:16+0000
Fiz o curso Economia para investimentos do prof. Paulo Gala e gostei muito. Recomendo
Glauber Dos Santos
Glauber Dos Santos
2019-12-23T15:19:33+0000
O cara tem doutorado em economia e tem pessoas que falam que as ideias são imprecisas e não tem respaldo na realidade.... Tempo difíceis o nosso , é brincadeira. Excelente trabalho feito pelo Paulo para todos que buscam entender melhor a economiaread more
Gilmar Santos
Gilmar Santos
2019-12-13T13:29:13+0000
Ótimas análises, escritas em linguagem acessível a não economistas. Mas, principalmente, não é neo-liberal!
Kelly Garbin
Kelly Garbin
2019-12-07T22:36:16+0000
Discussão de assuntos atuais extremamentes relevantes, explanados por visões diversas mais aprofundadas, embasadas em... conhecimento técnico altamente atualizado.read more
João Maurício Pimentel
João Maurício Pimentel
2019-11-01T02:40:46+0000
Objetivo, sincero. Mais??
Luís Mateus Genova
Luís Mateus Genova
2019-10-27T17:13:27+0000
É a melhor página de economia que conheço, e muito didática, as postagens são incríveis, da vontade de compartilhar... todas.read more
Gustavo Ronconi de Nazareno
Gustavo Ronconi de Nazareno
2019-10-15T00:09:57+0000
modern monetary theory industrializacao e papel do estado setores ubíquos e não ubiquos. complexidade e paises... ricos desenvolvimento desigualread more
ACarlinda Oliveira
ACarlinda Oliveira
2019-10-13T03:16:43+0000
Muito informativo por tratar de temas relevantes
Franco Emiliano
Franco Emiliano
2019-10-03T16:27:19+0000
Recomendo muito. Sempre traz à tona questões pertinentes e faz análises cirúrgicas sobre industrialização e... desenvolvimento.read more
Antônio Hilton
Antônio Hilton
2019-09-26T05:41:05+0000
página que coloca as postagens de forma profunda, destrinchada e estudada analiticamente, mostrando a verdade prática,... e não teorias superficiais.read more
Zé Ribeiro
Zé Ribeiro
2019-09-09T23:55:32+0000
Conteúdo excelente e didática acessível.
Wallace Cavalcante
Wallace Cavalcante
2019-08-07T20:02:58+0000
conteúdo interessante e elucidativo qur foge ao senso comum dos formadores de opinião midiáticos
César Guimarães
César Guimarães
2019-08-02T19:26:08+0000
Nesta página, Paulo Gala empreende uma cruzada pela reindustrialização do País; vale dizer, pela retomada do... desenvolvimento.read more
Mauro Brandão
Mauro Brandão
2019-07-23T10:08:36+0000
Paulo Gala é norte para todos os que querem compreender a sociedade a partir da economia. E demonstra claramente a... falência da orientação neoliberal. Disse alguém aqui que Paulo Gala é keynesiano. Ótimo que seja. A decadência do neoliberalismo em todo mundo é fato, e como disse Keynes, no longo prazo todos estaremos mortos.read more
André De Lima Marques
André De Lima Marques
2019-07-15T22:21:37+0000
Ideias necessárias para debate sério sobre retomada do crescimento e desenvolvimento brasileiro.
Marco Gomes
Marco Gomes
2019-07-05T23:09:45+0000
Excelente conteúdo e didática, assuntos que realmente estão em pauta no nosso país.
Lucas Cordeiro
Lucas Cordeiro
2019-07-02T01:35:05+0000
O curso “Economia para entender o Brasil”, aliado ao conhecimento e didática do Prof. Paulo Gala, fornece com dados e... informações o histórico do desenvolvimento brasileiro e de outros países, com forte embasamento no conceito de complexidade econômica, além de demonstrar o que foi feito, nos mostra o que deveria ser feito e nos instiga a pensar “fora da caixa” para os próximos passos que devem ser tomados se quisermos ter um país forte e independente economicamente. Recomendo além do curso, o livro “Complexidade Economica: uma nova perspectiva para entender a antiga questão da riqueza das nações”.read more
Tulio Roberto Freitas
Tulio Roberto Freitas
2019-06-27T19:15:11+0000
Exposição clara e consistente de Economia e Financas.
Henrique Vieira
Henrique Vieira
2019-06-19T16:11:25+0000
Aproveito a oportunidade para parabenizar o grandioso mentor Paulo Gala, mais uma vez, e dizer que o seu curso faz a... diferença na interpretação acerca de nosso país.read more
Cyreno Gonçalves Neto
Cyreno Gonçalves Neto
2019-06-16T15:34:55+0000
Visão moderna e atual8zada das tendências nas análises econômicas; e de fácil entendimento, aos neófitos na Ciência... Econômica.read more
Thiago Ferreira
Thiago Ferreira
2019-06-13T10:26:46+0000
Informação para além do senso comum midiático.
Herlon Goelzer de Almeida
Herlon Goelzer de Almeida
2019-06-03T18:04:42+0000
Excelente conteúdo e didática.
Marco Milani
Marco Milani
2019-04-30T13:58:45+0000
Em meio a uma infinidade de cursos sobre investimentos disponíveis na Internet, escolhi o curso do Gala pela segurança... passada pelo seu currículo Lattes. Tendo acesso ao conteúdo, comprovei a qualidade do curso: um bom embasamento na área de economia - eu já o tinha, mas adquiri ferramentas interessantes para a análise do cenário econômico - e uma abordagem bastante precisa e isenta - o que tem se tornado raro - dos diferentes tipos de investimentos.read more
João Alves
João Alves
2019-04-25T14:12:32+0000
Estou com apenas 20% do curso concluído já pude mudar completamente minha noção de desenvolvimento econômico através do... conceito de complexidade. Sempre com bons fundamentos científicos as aulas, mas sem muita tecnicidade desnecessária, conseguimos entender com clareza porque o tecido produtivo é tão importante para a riqueza das nações e indivíduos.read more
Eduardo Lang
Eduardo Lang
2019-04-14T02:07:42+0000
Conteúdo de primeira qualidade, pensando o Brasil e sua economia.
Paulo Roberto Araujo
Paulo Roberto Araujo
2019-04-13T23:50:19+0000
Paulo, não fui aluno do seu curso, mas acompanho e louvo seu esforço em divulgar de maneira tão profissional um assunto... como Economia, sobretudo a Macro Economia. Estou convencido cada vez mais de que este tipo de esforço deve nõ apenas ser mantido, mas inclusive estendido, sobretudo ao Ensino Médio. Digo por experiência própria, o quanto este tipo de educação é importante e faz falta. Parabéns, abs.read more
Otávio Gilioli Spinace
Otávio Gilioli Spinace
2019-04-12T20:37:49+0000
Depois de concluir dois cursos de EAD oferecidos pelo Professor Paulo Gala, recomendo a todos que procuram se... aprofundar nos temas econômicos. Os cursos são muito completos, e as aulas claras e didáticas. Um ótimo professor!read more
Durval Pecanha
Durval Pecanha
2019-04-04T04:08:16+0000
sempre ótimos artigos que fazem pensar!
Alexandre A. Moreira
Alexandre A. Moreira
2019-03-26T20:28:54+0000
Há uma citação famosa de um historiador da Arte ingles, kenneth clark que repondeu isto à entrevistadora quando... perguntado sobre sua definição de civilização: "Civilisação, eu não defino, reconheço." Algo semelhante se aplica ao trabalho exemplarmente pedagógico e generoso que Esta Pagina do Paulo Gala oferece a quem vem desfrutar do prazer do além das polarizações eufóricas, sejam ideológicas ou do campo teórico da Política Economica. Há uma obcessão científica para temperar a discussão com referência consistente, (sem preconceitos de lado) informação de ponta e laicidade na escrita. Algo raro e que consegue com isto trazer para o debate nesta praça digital, o frescor da visão leiga neste laboratório da política economica que é a vida em sociedade. Enfim. é muito prazeiroso.read more
Matheus Carvalho
Matheus Carvalho
2019-03-25T12:44:51+0000
O curso de Economia para Investimentos é excelente! Ótima apresentação do conhecimento macroeconômico, mesmo para os... que já são ''iniciados'', com viés prático voltado para a análise das variáveis relevantes para a formação de um portfólio. A parte do curso voltada diretamente para os investimentos também é excelente. Recomendado!read more
Estevão Áquila
Estevão Áquila
2019-03-23T04:55:35+0000
Excelente curso o "Economia para entender o Brasil". Traz de maneira simples e didática a compreensão de temas... importantes para o entendimento não só da economia brasileira, mas da economia mundo como um todo, abordando desde os clássicos do desenvolvimento econômico até pontos mais específicos como, produtividade, renda média, doença holandesa, e principalmente a complexidade econômica. A presença do professor nos debates comentando e tirando dúvidas torna as aulas mais fluídas e faz diminuir aquela impressão de distanciamento dos cursos EAD. Sem dúvida um ótimo investimento! A leitura do livro "Complexidade econômica" junto ao curso também foi fundamental fundamental, pacote completo livro + curso. Espero poder participar de outros cursos em breve!read more
Josafá de França
Josafá de França
2019-03-22T20:26:49+0000
Os cursos que o professor Paulo Gala oferece são de excelente qualidade. Já fiz os três ofertados na modalidade EAD e,... por isso recomendo fortemente. Além da excelente qualidade do curso, dada a expertise do professor, o mesmo é de fácil compreensão. Ou seja, não precisa ser economista para compreender os assuntos da aula.read more
Túlio Freitas
Túlio Freitas
2019-03-22T18:18:20+0000
Excelentes cursos. Com vídeos e explicações de fácil entendimento, didática dinâmica e bem encadeada, para o... entendimento de forma clara e objetiva dos motivos que alguns países são ricos e outros permanecem pobres. O curso discorre do básico em economia, para a complexidade industrial que movimentou e transformou os países ricos, pontuando cada alicerce que fundamenta o desenvolvimento destas nações de maneira simples e fácil entendimento.read more
Ângelo de Angelis
Ângelo de Angelis
2019-03-22T18:07:58+0000
Excelente curso do prof Paulo Gala! Para mim foi um aprendizado ímpar e muito enriquecedor. Strongly recommended !
Juliano Carvalho
Juliano Carvalho
2019-02-04T15:57:29+0000
É bonito ver um economista com o domínio de assuntos complexos ter a empatia de deixar o linguajar econômico... formal(economês) de lado para que os não economistas sejam inclusos no debate. Trabalho excelente! Sempre que posso tento compartilhar na página Social Democracia para o Brasil.read more
Flavio Antonio Catanese Jr
Flavio Antonio Catanese Jr
2019-01-17T00:30:11+0000
Excelente profissional!! Muito didatico! Recomendo!!!!
Hilario Muylaert
Hilario Muylaert
2019-01-11T01:49:50+0000
Excelente, e diferencial interpretação da Economia, com enfoque na história da economia política. Tenho repassado e... recomendado seus textos, livros, e vídeos.read more
Wilson Andrade
Wilson Andrade
2018-12-17T17:43:15+0000
Excelentes artigos. Super didáticos.
Bruna Borba
Bruna Borba
2018-12-04T02:09:07+0000
Vale a pena ler suas opinões.
Ricardo Consonni
Ricardo Consonni
2018-11-27T17:23:18+0000
Textos bem escritos e didáticos, com uma visão lúcida do que está acontecendo.
Fátima C. de Assuncao
Fátima C. de Assuncao
2018-11-10T00:28:16+0000
Economia sempre foi e hoje é um item principal em toda a sociedade! Precisamos de informações atualizadas ,?simples e... de fácil acesso.read more
Paulo Cesar
Paulo Cesar
2018-10-03T00:45:38+0000
Excelente acervo para pesquisa sobre economia vale a pena
Douglas Schiliam Ferraz
Douglas Schiliam Ferraz
2017-09-16T16:06:41+0000
John Ferreira
John Ferreira
2018-05-03T14:42:44+0000
Lecione Lima
Lecione Lima
2018-04-30T20:30:12+0000
Fernando P. Borges
Fernando P. Borges
2018-04-06T21:58:47+0000
Adriano Saraiva
Adriano Saraiva
2018-04-02T14:01:52+0000
Ricardo Muccillo
Ricardo Muccillo
2018-03-30T03:16:28+0000
Francisco José Gonçalves
Francisco José Gonçalves
2018-03-15T00:19:51+0000
Luiz Bernardo
Luiz Bernardo
2018-02-06T11:58:30+0000
Adriano De Lima Ribas
Adriano De Lima Ribas
2018-01-14T14:31:49+0000
Sempre estou procurando novas informações de conteúdo político e econômico e essa página do Paulo gala é muito rica... nesse assunto.read more
Isaias Bispo
Isaias Bispo
2017-12-27T17:46:10+0000
Oseias Rocha
Oseias Rocha
2017-12-03T10:34:38+0000
Raul Teodoro
Raul Teodoro
2017-11-26T20:07:11+0000
Osvaldo Agripino
Osvaldo Agripino
2017-11-12T13:10:58+0000
Parabéns pela iniciativa Prof Paulo. Precisamos aprender mais economia.
Rogê Guimarães
Rogê Guimarães
2017-11-07T17:43:41+0000
Felipe Pazinatto
Felipe Pazinatto
2017-11-04T01:27:35+0000
Compreender fatores econômicos de forma didática.Perfeito. Ninguém melhor que o Paulo para isso.
Humberto Zaia
Humberto Zaia
2017-10-07T13:50:21+0000
Willame Mazza
Willame Mazza
2017-08-30T02:20:15+0000
Marlene Puga
Marlene Puga
2017-08-29T03:25:14+0000
Paulo Gala, professor super didático, extremamente comunicativo pois interage cotidianamente com todos que o indagam!!
Lucas Felipe Borges Lima Felipe Borges Lima
Lucas Felipe Borges Lima Felipe Borges Lima
2017-08-28T22:26:20+0000
Valdenir De Souza Dias Junior
Valdenir De Souza Dias Junior
2017-08-24T19:04:14+0000
Thiago Mondego
Thiago Mondego
2017-08-20T06:16:17+0000
Weber Figueiredo da Silva
Weber Figueiredo da Silva
2017-08-19T05:15:06+0000
Pietro Suassuna
Pietro Suassuna
2017-08-10T21:24:47+0000
Lucas Adriano
Lucas Adriano
2017-08-01T15:47:46+0000
Zé Augusto
Zé Augusto
2017-07-27T20:56:45+0000
Gosto da escrita do Paulo Gala. Possui conteúdo de grande qualidade e utilidade para nos ajudar a pensar as políticas... públicas.read more
Pedro Almeida Elias
Pedro Almeida Elias
2017-07-26T19:52:11+0000
Marcelo Menezes
Marcelo Menezes
2017-07-24T13:38:10+0000
André C Freire
André C Freire
2017-07-14T10:44:59+0000
Geraldo Buselatto
Geraldo Buselatto
2017-07-11T18:40:16+0000
Carlos Ugo Santander
Carlos Ugo Santander
2017-07-08T20:00:26+0000
Jeff de Souza
Jeff de Souza
2017-07-08T04:06:34+0000
Yuri Perotto
Yuri Perotto
2017-07-06T17:46:56+0000
Paulo Frediani Urruth
Paulo Frediani Urruth
2017-07-06T03:18:40+0000
Gabriel Poletta
Gabriel Poletta
2017-07-05T19:24:53+0000
Excelente professor! Sempre bom os videos e textos do mesmo!
André Castro
André Castro
2017-07-04T10:44:15+0000
Elias Carvalho
Elias Carvalho
2017-07-04T01:24:45+0000
Eduardo Ledoux Gava
Eduardo Ledoux Gava
2017-07-03T14:40:58+0000
Anderson Nunes
Anderson Nunes
2017-06-26T14:37:34+0000
Edenilson F. Fagundes
Edenilson F. Fagundes
2017-06-24T15:08:47+0000
Oscar Lorenzo
Oscar Lorenzo
2017-06-22T15:28:11+0000
Eric Stahlhardt
Eric Stahlhardt
2017-06-22T00:11:04+0000
Igor Faria de Araujo
Igor Faria de Araujo
2017-06-21T08:18:54+0000
Walisson Coelho Cardoso
Walisson Coelho Cardoso
2017-06-19T01:46:21+0000
Moyses Venicius
Moyses Venicius
2017-06-17T20:58:52+0000
Manoel Pedro Blanco
Manoel Pedro Blanco
2017-06-14T19:22:51+0000
Cristina Helena P. De Mello
Cristina Helena P. De Mello
2017-06-14T18:57:20+0000
Paulo Soares Oliveira
Paulo Soares Oliveira
2017-06-12T23:12:23+0000
Elisandro Novais
Elisandro Novais
2017-06-12T18:17:11+0000
Bruno Leonardo
Bruno Leonardo
2017-06-11T19:59:33+0000
David Zanette
David Zanette
2017-06-09T21:59:25+0000
Excelentes artigos. Claros e simples, ajudam no aprendizado de economia
Luiz Henrique Saliba Filho
Luiz Henrique Saliba Filho
2017-06-09T17:53:07+0000
José R. L. de Mattos Jr.
José R. L. de Mattos Jr.
2017-06-09T00:11:45+0000
João Barros
João Barros
2017-06-08T23:10:13+0000
Geylson Hancio
Geylson Hancio
2017-06-08T21:17:57+0000
Pedro Quaresma de Araujo
Pedro Quaresma de Araujo
2017-06-08T15:26:14+0000
Lucas Leal
Lucas Leal
2017-06-07T22:27:44+0000
Flavio Lauffer
Flavio Lauffer
2017-06-06T22:52:35+0000
Afonso d'Ecclesiis
Afonso d'Ecclesiis
2017-06-06T18:40:06+0000
Claudia Facchini
Claudia Facchini
2017-06-06T18:16:46+0000
Edgard Merlo
Edgard Merlo
2017-06-05T19:17:54+0000
Sempre é muito bom termos um espaço de discussão e apresentação de idéias econômicas estimulando o debate e a troca de... idéias. Muito boa iniciativa, parabéns!read more
Tiago Ivo Odon
Tiago Ivo Odon
2017-06-05T18:55:17+0000
Ótimas e criativas reflexões sobre a economia brasileira e o seu lugar no mundo.
Victor Hugo Piovan
Victor Hugo Piovan
2017-06-05T15:28:40+0000
Claudio Vinicius Silva Farias
Claudio Vinicius Silva Farias
2017-06-05T14:00:02+0000
Davi Soares Alves
Davi Soares Alves
2017-06-04T20:21:33+0000
Claudio Brandao
Claudio Brandao
2017-06-03T17:26:54+0000
Fábio Hoffmann
Fábio Hoffmann
2017-06-03T01:07:09+0000
Ronaldo Torres
Ronaldo Torres
2017-06-02T00:37:21+0000
Jefferson Luz Silva
Jefferson Luz Silva
2017-06-02T00:10:41+0000
Jorge Medeiros
Jorge Medeiros
2017-06-01T22:39:06+0000
Zildo Silva
Zildo Silva
2017-06-01T20:07:57+0000
Gelton Filho
Gelton Filho
2017-06-01T16:01:50+0000
Norberto Canelada Campos
Norberto Canelada Campos
2017-06-01T01:21:25+0000
Denise Silveira
Denise Silveira
2017-05-31T23:47:35+0000
Flávio Medeiros
Flávio Medeiros
2017-05-31T11:56:14+0000
Cris Penha
Cris Penha
2017-05-30T22:48:46+0000
Vidigal Ribeiro
Vidigal Ribeiro
2017-05-29T19:18:23+0000
Gabriel Chiarelli
Gabriel Chiarelli
2017-05-29T18:13:41+0000
Eduardo Djanikian
Eduardo Djanikian
2017-05-28T12:46:47+0000
Manuelton Martins
Manuelton Martins
2017-05-25T19:07:06+0000
Gabriel Villain
Gabriel Villain
2017-05-24T23:04:03+0000
Antonio Paulo Carvalho
Antonio Paulo Carvalho
2017-05-24T01:53:17+0000
Danilo Gonzaga
Danilo Gonzaga
2017-05-23T11:57:58+0000
Ricardo Trento
Ricardo Trento
2017-05-22T19:53:07+0000
Marcelino Paulo Da Silva Paulo
Marcelino Paulo Da Silva Paulo
2017-05-17T12:30:40+0000
Ivanisa Teitelroit Martins
Ivanisa Teitelroit Martins
2017-04-27T23:04:12+0000
Eliomar Kahan Lima
Eliomar Kahan Lima
2017-03-21T02:42:30+0000
Claudia Guimaraes
Claudia Guimaraes
2017-03-21T02:13:09+0000
Gustavo Queirós
Gustavo Queirós
2017-03-21T00:17:15+0000
Gabryel Fillipe
Gabryel Fillipe
2017-03-20T23:57:44+0000
Genira Pessatto
Genira Pessatto
2017-03-20T23:41:25+0000
Alex Alves Tolkmitt
Alex Alves Tolkmitt
2017-03-20T23:17:22+0000
Se todos os economistas fossem como o Paulo o mundo, com certeza, seria melhor. Grande conhecedor e grande estudioso... mas SEMPRE aberto a pensar de uma forma diferente e abrir seus horizontes. Me orgulho desta amizade.read more
Bruno Dos Santos
Bruno Dos Santos
2017-03-20T23:07:34+0000
Camila Barreto
Camila Barreto
2017-03-20T22:14:10+0000
Luci Faleiros
Luci Faleiros
2017-03-20T22:13:38+0000
Emerson Sousa
Emerson Sousa
2017-03-20T22:13:25+0000
Sempre procuro por informações por aqui para saber exatamente o que estou pensando!
Ana Paula Medeiros Carracedo
Ana Paula Medeiros Carracedo
2017-03-20T10:27:53+0000
Roberto Soares
Roberto Soares
2017-03-19T23:59:37+0000
Visão realista sobre a economia brasileira, grande contribuição para o momento atual!
Dulce Regina Sanches Calvi
Dulce Regina Sanches Calvi
2017-03-19T22:45:13+0000
Alberto Suen
Alberto Suen
2017-03-19T22:36:39+0000
Patrícia Helena Fernandes Cunha
Patrícia Helena Fernandes Cunha
2017-03-19T22:26:34+0000
Ariane Rocha Mesquita
Ariane Rocha Mesquita
2017-03-19T22:21:11+0000
André Morais
André Morais
2017-03-19T22:10:09+0000
Next Reviews

Paulo Gala

Economia & Finanças

  • Livros e Textos
  • para Investir
  • para Entender o Brasil
  • Tecla SAP: Economia sem Economês

Copyright © 2022 - Paulo Gala | Powered by KMC Soluções

TOP